Definir uma missão para a marca pessoal, você sabe qual é a importância disso?

Definir uma missão para a marca pessoal, você sabe qual é a importância disso?

 

Então você está meio perdido sem saber como traçar suas estratégias? Sem saber que caminho pegar? Sem saber definir ao certo onde quer chegar? Você até tem uma ideia de onde quer chegar, mas não tem certeza se é isso mesmo e se sente inseguro quanto isso? Sinto dizer, mas você está com sérios problemas.

Mas calma que a solução pode estar em: definir uma missão para a marca pessoal.

Fica comigo que hoje o assunto é sobre missão, visão e valores. Como essas 3 “simples coisinhas” podem definir quem permanece no jogo e quem é enxotado para fora dele.

Vamos conversar sobre:

 

Como definir uma missão para a marca pessoal?

Definir missão da marca pessoal

 

Sua missão é sua declaração do “por que” você veio ao mundo, e isso é muito forte. Por meio dela, você pode inspirar, envolver e conectar as pessoas.

Definir uma missão para a marca pessoal NÃO é definir um  objetivo, ou uma meta. Significa mais que isso. Ela é o que te faz levantar da cama todos os dias, ou dormir tarde todas as noites. É aquilo que você sente “poxa! Eu nasci pra fazer isso”.

A missão da marca pessoa, ou seja, a sua missão parte de dentro de você, de quem você é; ela está ligada à sua essência. Com o passar do tempo a gente vai evoluindo, aprende novas coisas, muda de ideia, mas no fundo manteremos a nossa essência.

Sendo assim, a missão não mudará com o tempo. Seus objetivos e metas sim, esses tem que mudar. Mas sua missão continuará sempre a mesma. Mesmo que você mude algumas palavras na sua declaração, a essência continuará a mesma.

Importância de ter uma missão para a marca pessoal definida e clara:

Deixando claro seu “por que” você só atrairá as pessoas certas para si; aquelas que se identificaram com sua missão, tanto clientes, quanto parceiros.

Sua declaração de missão te posicionará como “tal”. Por meio dela você passa uma mensagem para o mundo.

Ela te orientará na escolha de quais caminhos seguir e facilitará a tomada de decisões.

 

Agora é a sua vez!

Para definir uma missão para a marca pessoal, você, basicamente, deve responder estas 3 perguntas:

👉 O que você faz?

👉 Para quem você faz?

👉 Por que você faz?

Não é fácil chegar a essa declaração, mas com investimento de tempo e esforço necessários, você consegue! O segredo é não ter pressa, pois não são perguntas simples de responder. Exige reflexão e autoconhecimento. E o principal: ser honesto nas respostas.

Mas, “fique tranquilo” que irei te ajudar nesse processo:

1- Pense em nomes para o que você faz. Ex. professor, estrategista, corredor, coach de voz, etc.

2- Agora adicione um verbo a estes nomes que acabou de escrever. Ex. Sou professor e gosto de inspirar as pessoas.

3- Agora imagine uma versão de mundo onde você gostaria de estar. Ex. Sou professor e gosto de inspirar as pessoas para que possamos viver em mundo onde as pessoas se sintam livres para ser o que quiserem.

4- Sua declaração do “por que” você veio ao mundo está nessas respostas. Combine-as em uma sentença clara e objetiva e você tem sua missão.

Porém, antes de começar a pensar em como vai responder essas questões, você precisa ter definido seus valores, pois eles é que vão guiar suas ações.

 

Como definir meus Valores?

Definir valores da marca pessoal

Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou a organização se comporta e interage com outros indivíduos e com o seu entorno. [Significados.com.br]

Valores é aquilo que você acredita ser importante e defende. Eles têm o papel de te guiar na sua jornada. Todas as suas ações devem estar alinhadas a eles.

Ao definir e compartilhar seus valores, as pessoas, com valores semelhantes ao seu, vão se identificar contigo e com teu propósito. Você vai conseguir gerar conexão emocional com essas pessoas.

Esses são alguns valores que eu defendo:

Cooperação: porque ninguém realiza algo grandioso sozinho, precisamos de ajuda. Juntos somos mais fortes.

Comprometimento: porque quero ter a certeza de que posso confiar em você e que dará o seu melhor.

Curiosidade: porque temos que ser sempre curiosos para descobrir e aprender coisas novas. Quanto mais curioso, mais inputs você recebe, mais criativo você será.

Diversidade: um grupo diversificado é mais forte. Mais ideias diferentes sairão dele; diferentes formas de abordar o problema, diversos insights, diversas soluções.

Agora é a sua vez!

No final deste artigo tem uma lista de valores que você pode baixar. Ela vai te ajudar nessa escolha.

Com lista em mãos, faça o seguinte:

Chame um amigo, pai/mãe, irmão, esposa/marido… e cada um escolhe 10 valores dessa lista. Eu disse 10, em! Se tem onze, elimine um.

Agora escreva todos os 10 em pedaços de papel separados.

A cada rodada vocês terão que eliminar um papel. Ao final, restará apenas um. Esse será o valor que você considera mais importante para si.

Essa dinâmica vai te obrigar a discutir o significado de cada valor e qual a importância de cada um para você. Depois dessa experiência, você terá aumentado conhecimento sobre si mesmo e ainda pode descobrir coisas interessantes sobre sua personalidade que nem imaginava.

Ao fim do processo, escreva uma declaração que justifique por que você defende cada um dos valores que escolheu. Basta uma frase curta (como eu fiz lá em cima). Agora leia em voz alta e diga se acredita naquilo que acabou de ler.

O próximo passo é você viver esses valores. Tudo que fizer tem que está alinhado com eles. Cada postagem, cada produto a que se filiar, cada parceria que formar, enfim, tudo.

 

Como definir minha Visão

Definir visão da marca pessoal

Visão é onde você quer chegar. É o seu alvo. É como você quer ser visto. É a realidade que você quer viver em um futuro de médio a longo prazo.

Para ilustrar melhor, vou te apresentar Hellen. Ela é uma cantora pop em início de carreira. Sua visão é “ser vista como aquela que sempre surpreende”.  Nada de “mesmices”, de senso comum. Ela está sempre desafiando as convenções da sociedade.

Essa é a visão que Hellen almeja para si — “aquela que sempre surpreende”. É onde ela quer estar em um futuro de médio a longo prazo.

Perceba que a visão dela não é uma utopia, é algo real, possível de ser alcançado e mensurável. A sua também deve ser real, possível de ser alcançada e mensurável.

 

Importância de se ter uma visão definida e clara:

👉 Ter uma visão definida é fundamental para a criação das suas estratégias. Pois, sabendo onde você quer chegar, você vai saber o que precisa ser feito para alcançar isso. Uma visão clara vai orientar seu comportamento rumo ao destino que você quer alcançar.

👉 Uma visão definida vai facilitar a sua tomada de decisões. Você vai enxergar com facilidade quais caminhos podem te levar ao seu objetivo.

👉 Seu objetivo fica claro, não apenas para você, mas também para as pessoas que podem vim a trabalhar com você (seja fazendo parte da sua equipe ou um parceiro de mercado). Desse modo, você só atrairá as pessoas certas até você.

👉 Fortalece a sua imagem. Você passa a imagem de um profissional que sabe onde estar e sabe exatamente onde quer chegar. Isso transmite segurança e estabilidade, comprometimento e seriedade.

👉 Ter um objetivo claro e compartilhado é fundamental para o trabalho em equipe. Pois todos estarão alinhados com o mesmo propósito. Isso significa espírito de trabalho em equipe, soma de forças, agilidade na execução, e menos erros.

Pense na sua visão como sua super-meta. Ela deve ser clara, inspiradora, e envolver as pessoas. Você pode começar refletindo sobre as seguintes provocações:

👉 Em qual cenário você se encontra?

O que já conquistou?
O que falta conquistar?
Quais as suas principais dificuldades e barreiras?
Quais seus desafios?
Descreva rapidamente seu nicho e o super-nicho onde ele está inserido.

👉 Quem você é hoje?

Qual é a sua promessa?
Para quem você promete?
Como você se vê dentro do seu nicho?
O que sua audiência fala de você?
Quais profissionais/empresas você tem como referencial?

Estas perguntas vão te fazer enxergar onde você se encontra neste momento. Sabendo onde você estar, fica mais fácil decidir para onde você quer ir.

 

Concluindo

Missão, visão e valores não são apenas para as empresas. Na minha opinião, são questões que todo ser humano deveria responder. Pois todos nós temos que ter um “por que” na vida, ter uma super-meta que queremos alcançar (um projeto de vida) e ter consciência de quais valores não “abriremos mão”.

Esses 3 pontos formam nossa bússola, assim não nos perderemos. Podemos até pegar uns caminhos errados, mas sempre saberemos para aonde estaremos indo e aonde queremos chegar.

Então, pegue agora um lápis e um pedaço de papel e comece a rabiscar sobre tudo isso que eu te disse. Releia esse artigo, mas não fique mais nenhum minuto sem ter sua missão, visão e valores definidos.

Vá com calma, definir a missão para a marca pessoal não é um tarefa simples. São necessários reflexão e autoconhecimento. Pense como na construção de um muro, todos dias você coloca mais alguns tijolos. No final você terá uma muralha sólida que aguentará qualquer adversidade.

Mas caso tenha pressa, seu muro vai cair na primeira dificuldade. Isso significa que você não foi sincero nas respostas.

 

Bem, chegamos ao fim.

Deixe sua pergunta ou comentário, terei o maior prazer em responder. 😃

Compartilhe o conhecimento com um amigo.💛

Para ficar por dentro das novidades,  assine minha newsletter agora!💎📧

 

Forte abraço,😉

Anne Lira

 

Créditos:
www.freepick.com
www.pixabey.com

 

Referências

Livro Personal Branding for Dummies –  Susan Chritton
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/visao-empresarial/57037/
https://www.treasy.com.br/blog/missao-visao-e-valores
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-visao-para-uma-empresa/67425/