Em 9 passos, faça uma apresentação profissional no PowerPoint

Em 9 passos, faça uma apresentação profissional no PowerPoint

 

Você quer criar uma apresentação fantástica e não sabe por onde começar? Então seus problemas acabaram! Aqui e agora você vai aprender como criar uma apresentação profissional no PowerPoint em 9 simples passos.

Uma apresentação de slides bem planejada pode trazer um interesse a mais para sua mensagem, deixando seu conteúdo mais atrativo para sua plateia, prendendo a atenção dela por mais tempo naquilo que você quer dizer.

Porém, nem a melhor apresentação de slides do mundo pode salvar um orador que não se preparou o suficiente para apresentar seu conteúdo. Então fica a dica, PRATIQUE!

Então, vamos começar?

Como fazer uma apresentação profissional no PowerPoint:

 

1 – Separe os pontos importantes do conteúdo

 separe os pontos importantes

Antes de partir para o PowerPoint, você precisa ter identificado os pontos chaves do seu conteúdo; as informações mais importantes da sua apresentação. Lembre-se que você terá um tempo relativamente curto para falar tudo que gostaria.

Esse passo é fundamental para que sua apresentação possa ser clara e objetiva, e garantir que apenas o essencial ao entendimento seja dito, diminuindo as chances de entediar ou até mesmo confundir a sua plateia.

 

2 – Procure por referencias de layout

Você precisa de referências. O Pintrest é uma excelente fonte para isso. Pesquise e salve os layouts que mais gostou em uma pasta. O objetivo NÃO é fazer uma cópia da apresentação e sim, usá-la como uma referência.

Analise como os elementos são dispostos em cada slide: as cores usadas, tamanho da fonte, títulos, texto corrido, alinhamento, imagens e figuras.

Guarde as ideias que podem servir para a sua apresentação e adapte-as de acordo com o seu conteúdo. Se você quer fazer uma apresentação profissional no PowerPoint, comece procurando por referências.

 

 

3 – Planejamento

Planejamento

 

Com os pontos chaves definidos, a parti daí você fará o planejamento do layout de cada slide.

Separe as informações por slides, concentrando-se em uma ideia por slide. Feita a divisão, é hora de definir o layout para cada slide. Recomendo que faça o rascunho usando papel e lápis, desse modo, terá mais liberdade para criar e agilidade na execução.

Para se inspirar, consulte a pasta de referências que você criou. Adapte as ideias ali usadas para a sua apresentação. Não se preocupe em fazer um esboço bonito, até porque não é para ficar bonito.

esboçoEu peguei uma folha de papel e a dividi em 8 partes. Cada parte corresponde a um slide. Então começo a rascunhar sem medo de ser feliz haha!

 

4 – Quantidade de texto em um slide

 Quantidade de texto em um slide

Infelizmente, muitas apresentações ainda exageram nesta parte. A ideia de uma apresentação gráfica é dá suporte ao orador e não substituí-lo.

Você NÃO pode, ou melhor, NÃO deve encher seus slides de textos. Os slides estão ali NÃO para repetir o mesmo que diz o orador, e sim para enfatizar sua mensagem. Caso contrário, não haveria a necessidade de um orador ali, bastaria dar o play na apresentação e pronto!

Você pode sim usar textos nos seus slides, mas nada de textos corridos. Uma ótima dica seria se perguntar: “qual imagem pode representar isso que estou querendo dizer?”

Eu disse imagem, mas você pode usar qualquer recurso visual ou audiovisual (imagem, gráfico, figuras, vídeos, animações, etc.). Isso com certeza deixará sua apresentação muito mais interessante.

Não concentre todo o conteúdo em um único slide. Divida as informações. Coloque uma por slide.

apresentação powerpoint-03

 

5 – Procure por imagens ou figuras que retratem os pontos importantes da sua apresentação

Lembra quando eu disse que os slides servem para dar apoio ao que o orador fala? Pois bem, você faz isso por meio de recursos visuais.

Se uma imagem resume tudo o que você quer dizer, use-a. Uma imagem pode chocar, emocionar e facilitar o entendimento da mensagem por sua plateia, deixando sua apresentação muito mais interessante.

Mas atenção, faça uso de apenas uma imagem por slide.  Agrupar várias imagens diferentes que mostram uma mesma coisa não intensificará a mensagem transmitida. Terá resultado inverso.

Você deve procurar as imagens em bancos de imagens. As imagens encontradas no Google, a maioria possui direitos autorais. Nesses 2 bancos de imagens banco 1 e banco 2 você pode fazer o download das imagens gratuitamente e com uma ótima qualidade.

Caso queira combinar imagem com textos, prefira imagens com espaço para colocar alguma informação. Escolha aquelas com fundo desfocado ou espaços vazios.

Não esqueça de dá os devidos créditos das imagens que usar no projeto.

exemplos de imagens

 

6 – A escolha da fonte. Escolha apenas uma fonte com variações de peso.

 

Variações de peso é a espessura que a fonte pode ter, que varia desde muito fina a muito larga (thin, light, bold, black, etc). Apenas com o uso dessas variações e alterando o tamanho da fonte, você consegue chamar atenção para as informações que precisar.

Foque na legibilidade da fonte. Se quer usar alguma fonte diferente, por exemplo uma manuscrita, combine-a com alguma outra mais “séria” e use a fonte manuscrita com moderação, por exemplo, em partes que queira chamar atenção.

 

 

 

7 – Alinhamento

Defina um eixo principal e siga ele. Se for usar uma imagem combinada com texto, encontre o eixo da imagem e alinhe o texto a parti dele.

Não espalhe os elementos por toda a tela, posicione todos eles no mesmo eixo e faça uso da hierarquia nas informações, isso facilitará a leitura e, consequentemente, o entendimento para sua plateia.

 

8 – Contrastes: tamanho, peso e cor. Destacando elementos

Você pode chamar atenção para alguma informação específica simplesmente alterando o tamanho, peso ou a cor da fonte. Mas atenção, não use os 3 de uma só vez. O uso de apenas um já é o suficiente para destacar determinada informação.

 

 

 

9 – Simplicidade

Uma apresentação profissional no PowerPoint não precisa ser aquela que mistura várias fontes e cores, ou imagens e figuras geométricas.

Uma excelente apresentação de slides é quando ela cumpre seu papel de auxiliar o orador. Quando ela ajuda a transmitir o conteúdo. E acredite quando digo que o caminho com menos probabilidade de errar é seguindo a linha da simplicidade.

Escolha apenas uma cor, uma única fonte, uma única imagem por slide.

 

Conclusão

Mais uma vez repito: os slides servem para apoiar o orador e não para fazer a apresentação em seu lugar. Por isso esqueça os textos corridos. Entender isso é o primeiro passo para criar uma apresentação profissional no PowerPoint.

O 2º passo é criar sua linha de raciocínio, que são justamente aqueles pontos chaves da sua apresentação, que falamos anteriormente, lembra?

O 3º passo é criar o layout da sua apresentação e para isso você precisará buscar por referências.

Se você seguir a linha do simples, do “menos é mais” terá mais chances de criar uma ótima apresentação e com “cara de profissional”.

O 4º passo e fundamental é: PRATICAR. Uma apresentação de slides excelente não faz o orador ser o mesmo, mas um orador preparado e confiante, sim. Por isso pratique, pratique e pratique.

Por mais lindos que possam estar os seus slides, eles não vão servir de nada se você não souber transmitir o conteúdo. O que faz sua apresentação acontecer é você e não seus slides, lembre-se disso.

 

Bem, chegamos ao fim.

Deixe sua pergunta ou comentário, terei o maior prazer em responder. 😃

Compartilhe o conhecimento com um amigo.💛

Para ficar por dentro das novidades,  assine minha newsletter agora!💎📧

 

Forte abraço,😉

Anne Lira

 

Imagens: www.pexels.com